quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Infância Roubada



Hoje no Brasil nos deparamos com situações inadmissíveis. Sabemos que milhares de crianças abandonam a infância para trabalhar, ajudar nos serviços de casa e cuidar da família com uma responsabilidade imensa. Culpamos seus pais? Consideramos isso um trabalho escravo ou exploração? Infelizmente essa realidade que presenciamos mostra-se como uma necessidade da família. Por necessidades básicas que a família não pode suprir, essas crianças buscam formas de colaborar nos trabalhos rotineiros, buscando meios de ajudar os pais. Essa mesma criança que ajuda em casa, sabe que se não der de comer ao irmão, talvez ele não coma, pois seus pais saíram ainda na madrugada para começar um trabalho árduo e penoso e pouquíssimo tempo terão para assistir a todos.
Onde trabalham? Em qualquer lugar, de qualquer forma e sobre quaisquer condições, aqui o trabalho não é brincadeira, é coisa séria. São apenas meninas e meninos, mas já sabem lavar, passar, cozinhar e cuidar dos irmãos, porém infelizmente ainda não aprenderam a brincar ou a estudar.
Em milhares de países subdesenvolvidos muitas crianças estão nessa situação. São escravas do trabalho, são escravas da vida. Dessa forma ainda há muito que ser feito e o futuro dependerá do que agora fizermos.